O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) “não podia estar mais orgulhoso da participação” dos oito árbitros aveirenses presentes no Encontro Nacional do Árbitro Jovem (ENAJ), salienta o presidente do organismo, António Costa. O evento realizou-se no último fim de semana, em Vila Real, e juntou cerca de 150 árbitros, com idades entre os 14 e os 18 anos.

“O desempenho dos jovens árbitros aveirenses no ENAJ 2023 foi, a todos os níveis, fantástico”, reforça o dirigente, salientando que estes tiveram “ocasião para conhecer outras realidades e viver novas experiências, cumprindo, de forma exemplar, com as regras instituídas pela organização e, dessa forma, contribuindo para a boa imagem da AFA”.

Para além disso, “obtiveram excelentes resultados, o que leva a que quatro dos oitos jovens possam marcar presença em finais nacionais, quer de futebol quer de futsal”, acrescenta António Costa. Foram os casos de Clara Silva, na Taça da Liga feminina de futebol, Tomás Pena, na Taça da Liga masculina de futsal, Gonçalo Ávila, na Supertaça masculina de futsal, e Constança Silva, na Supertaça feminina de futsal.

A 22.ª edição do evento juntou árbitros de 19 associações distritais do país, bem como da Roménia, da Itália e da Eslováquia. Organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de Vila Real e da AF Vila Real, o ENAJ proporcionou momentos de aprendizagem únicos para os jovens juizes, sob a orientação de profissionais reputados em áreas como a arbitragem, a educação física e a psicologia do desporto.

Fotografia:
Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol