A nossa História
Com 99 anos, comemorados em 2023, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) desempenha desde a sua criação um papel de topo no desporto distrital e nacional.
A AF Aveiro foi fundada em 22 de Setembro de 1924 por iniciativa de um grupo de ilustres dirigentes liderados por Mário Duarte (pai) e a sua história nunca sofreu qualquer interrupção, o mesmo acontecendo com o Campeonato Distrital de 1ª Divisão.
Importa realçar os primeiros clubes que corporizaram o organismo máximo do Futebol Aveirense, embora alguns deles tenham decidido enveredar por outros caminhos. Estes são os "cabouqueiros" da história que vem sendo escrita ininterruptamente ao longo dos 80 anos de uma Associação pela qual sem sombra de dúvida passaram alguns dos factos mais marcantes do Futebol Nacional:
Associação desportiva Ovarense,
Associação desportiva Sanjoanense,
Clube dos Galitos (Aveiro),
Fogueirese Foot Ball Clube,
Paços Brandão Foot Ball Clube,
Sociedade Recreio Artístico (Aveiro),
Sport Clube Anadia,
Sport Clube Beira-Mar,
Sporting Clube Bustelo,
Sporting Clube Espinho,
Sporting Clube Oliveirense,
União Desportiva Oliveirense
A primeira reunião formal da Direcção realizou-se em 14 de Novembro de 1924. Nesta época apenas foram aceites cinco Clubes no primeiro Campeonato Distrital, sagrando-se campeão o Sporting Clube de Espinho.
Entre outras menções honrosas, convirá destacar o reconhecimento como pessoa colectiva a Utilidade Pública a partir de 12 de Dezembro de 1986 e a concessão de Mérito Desportivo pelo Ministro da Educação em 1989.
Actualmente a Associação de Futebol de Aveiro engloba um Universo de elevado de Clubes e Atletas. Tais cifras englobam um movimento médio na ordem dos 400 jogos por semana, 17.000 atletas, estendendo a sua jurisdição sobre os 19 Concelhos do Distrito de Aveiro.
A nossa Sede
Ao longo da sua história, a A.F.A. teve várias sedes. Na época de 1926/27, a direcção, presidida por Alberto Barbosa, reuniu pela primeira vez em 13 de Outubro, tendo alugado uma sede na rua do Arco em Aveiro, onde passaram a reunir.
Na época de 1927/28, a direcção, eleita e presidida por Joaquim Moreira Costa Júnior continuou a reunir na rua do Arco, mas a 8 de Março de 1928, a sede da A.F.A. passou a funcionar no Clube dos Galitos. No entanto, na remota época de 1930/31, a direcção, presidida por António Coentro de Pinho tomou a decisão de transferir a sede para Ovar; uma deliberação tomada a 15 de Outubro de 1930, sob proposta do actual presidente, facto esse devido à maioria dos Directores pertencerem ao concelho de Ovar.
Na Assembleia Geral de 30 de Outubro de 1942 (1942/43), vários sócios puseram em causa o facto da sede da A.F.A. se manter em Ovar há várias épocas, tendo o Sr. António Coentro de Pinho respondido que tal se devia à vontade exclusiva dos Clubes e que não seria ele a obstar ao regresso da sede a Aveiro.
1949-50 foi uma época importante, pois comemoraram-se as Bodas de Prata e também a mudança de instalações, passando a funcionar na Rua João Mendonça, nº31 1.Dto, em Aveiro.
No dia 27 de Outubro de 1951, foi inaugurada a nova sede, pelo Sr. Capitão Almiro Maio de Loureiro, Presidente da F.P.F., na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, nº63.
Em 21 de Setembro de 1985 foi inaugurada a actual sede, sita na Quinta do Simão, Esgueira, Aveiro. A cerimónia de inauguração foi presidida por sua Exa. o Sr. Secretário de Estado dos Desportos.
Ao longo destas duas décadas, a sede da A.F.A. passou por inúmeras remodelações, tendo modernizado as instalações a nível das condições de trabalho e a nível tecnológico, adquirindo uma sala contígua para a formação.
Desde então, vários foram os eventos que marcaram esta nova etapa, nomeadamente, a visita do então Presidente da FIFA, o Sr. Dr. João Havelange, em 14 de Julho de 1991.
Posteriormente, em 26 de Novembro de 2004, aquando das comemorações do 80º aniversário da A.F.A., recebeu a presença honrosa do membro da UEFA e presidente da F.P.F., o Dr. Gilberto Parca Madail.