Pela primeira vez na história da competição, o emblemático Torneio Lopes da Silva vai realizar-se no distrito de Aveiro. Em 2024, os municípios da Mealhada e de Oliveira do Bairro vão ser palco de 66 jogos que vão opor as seleções Sub-14 distritais e regionais de todo o país, entre os dias 23 e 30 de junho.

Na cerimónia de apresentação da prova, realizada no Grande Hotel de Luso, na Mealhada, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou as “experiências, que ficam para toda a vida”, que o torneio, um “espaço de aprendizagem e desenvolvimento desportivo, sendo a porta de entrada para as nossas seleções”, promove.

O dirigente lembrou ainda que “grande parte dos atletas que chegam à seleção AA começaram exatamente pelo (Torneio) Lopes da Silva”, acrescentando que “mais de 80% dos atletas que participam nas seleções de Sub-20/Sub-21 iniciaram neste torneio a sua entrada nas Seleções Sub-15”.

Pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA), o nosso presidente, José Neves Coelho, vincou a intenção de a prova “proporcionar a todos os jovens atletas momentos lúdicos, que vão possibilitar a partilha de conhecimentos com outros atletas das associações participantes, assim como permitir que estes momentos possam ficar gravados para todos eles”.

Adicionalmente, explicou que a escolha dos municípios da Mealhada e de Oliveira do Bairro foi motivada pela “possibilidade de concentrar todas as comitivas, com todas as comodidades, na proximidade dos recintos desportivos, o que é importantíssimo para as deslocações efetivas dos atletas”, bem como por, “na maior parte dos jogos, termos relva natural, o que é um privilégio que abrilhantará ainda mais este torneio, que bem merece”.

Igualmente presente na cerimónia, Diogo Valente, internacional pelas seleções jovens nacionais, que atualmente representa o Salgueiros, recordou a sua passagem por um torneio “incrível, de onde levo memórias para a vida, na qual aproveitei a oportunidade para me mostrar ao mais alto nível". O futebolista deixou ainda uma mensagem para os mais novos: "Desfrutem, vivam este momento da melhor maneira, sem arrependimentos, pois estas lembranças, dessa semana em que conhecem pessoas de todo o país, são únicas e nunca mais se repetirão”.

O Torneio Lopes da Silva contará com a presença de 440 atletas, que vão disputar 66 jogos nos oito recintos desportivos definidos pela organização. Pela primeira vez, a AFA organiza a competição, precisamente no ano em que celebra o seu centenário.