O Sporting Clube de Espinho desenvolveu um projeto de acompanhamento social e escolar, que tem como objetivo superar quaisquer dificuldades que possam surgir no desempenho, comportamento social e escolar dos jovens atletas.

Este projeto, iniciado há algumas épocas, tem sido alvo de alterações e melhorias ao longo dos anos e já concretizou resultados positivos com diversos casos de sucesso.

Inicialmente é realizada uma recolha das escolas frequentadas pelos alunos no início do ano, com o objetivo de estabelecer contacto com as mesmas escolas e principalmente nos casos de fraco rendimento escolar dos nossos atletas ou problemas disciplinares associados a eles.

De acordo com Bruno Santos, Vice-Presidente e Diretor da Entidade Formadora SC Espinho, o plano de ação é eficaz: “temos protocolos estabelecidos com as escolas e frequentemente atuamos como intermediários entre a escola e os pais/encarregados de educação, especialmente quando estes não têm por hábito participar nas reuniões periódicas com os diretores de turma.”

No entanto, nos casos mais sensíveis, o próprio dá o exemplo de que “uma das medidas que adotamos, em casos de problemas disciplinares, é a elaboração de um horário semanal para o aluno. Os professores avaliam o comportamento do aluno neste horário, que deve ser apresentado ao treinador no Sporting Clube de Espinho. Por exemplo, o Diogo Rocha, agora a representar o Sport Lisboa e Benfica, foi um dos atletas que beneficiaram desta medida.”

Este sistema criado serve como uma forma de penalização para o aluno indisciplinado e é combinado entre o encarregado de educação, o treinador, o diretor técnico e o responsável pelo acompanhamento social e escolar no clube.

Por fim, Bruno Santos sublinha que a recompensa está ao alcance de todos e “da mesma forma, reconhecemos e premiamos o mérito escolar dos nossos atletas.”

Um excelente exemplo, parabéns pelo trabalho!