O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se hoje, a 21 de março. Neste dia, tão importante para o mundo, o Futebol desempenha um papel fundamental pois as fronteiras que transcende e a paixão pelo jogo consegue unir as pessoas de diferentes origens, promovendo a inclusão e a diversidade.

Em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Aveiro promoveu uma ação de sensibilização neste âmbito com Clube Desportivo Feirense, através da campanha UEFA Outraged. O canal 11 também esteve presente nesta iniciativa e registou os principais momentos que irão ser divulgados brevemente em reportagem.
Nesta ação, a Associação de Futebol de Aveiro esteve representada pelo Dr. Ricardo Jorge, membro da Direção, que levou até ao Clube Desportivo Feirense uma mensagem positiva e de reflexão sobre o comportamento adequado em situações de racismo durante o jogo.

Foi solicitado aos atletas do Feirense que sugerissem algumas medidas e comportamentos a adotar e concluiu-se que há sempre algo que podemos fazer para impedir e eliminar o Racismo das nossas vidas.

O racismo continua a ser um problema grave em muitos países e a luta contra o racismo deve ser um esforço contínuo.