Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, destacou a relevância do processo de Certificação de Entidades Formadoras, sublinhando o papel central que desempenha no desenvolvimento sustentado do futebol e futsal, tanto no feminino como no masculino, abrangendo a grande maioria dos clubes formadores do país.

Segundo Pedro Proença, "o processo de certificação traduz um esforço coletivo de construção de um futebol sólido, desde a base até ao topo", acrescentando que este é "um esforço que compensa". Os dados mais recentes comprovam essa evolução: na época 2024/25 registou-se um crescimento de 12% no número de candidaturas e um aumento de 16% no total de entidades certificadas (entre 1 e 5 estrelas), o que corresponde a mais 148 entidades em relação à época anterior.

O XXIV Workshop de Certificação contou com a presença de representantes das 22 Subcomissões Distritais e Regionais, que ao longo do dia tiveram oportunidade de refletir, debater e partilhar boas práticas em torno deste processo estruturante para o futuro da formação no futebol português.

A Associação de Futebol de Aveiro marcou presença através da sua Subcomissão Distrital, representada por Patrícia Cavadas, Carlos Miragaia, André Sapata, Filipe Fangueiro e Alexandre Santos, reforçando o compromisso da AFA na valorização da formação desportiva e no apoio contínuo aos clubes do distrito que integram este processo.