A nossa Associação (AFA) volta a promover, este ano, cursos de treinador em regime intensivo, apostando, pela primeira vez, em formações de nível UEFA B em futsal, nesse modelo. Os cursos de treinador possuem dupla certificação, concedida pela UEFA 'Coaching Convention' e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores.

A aposta no futsal, na vertente de regime intensivo, surge após ter sido percecionado que “havia muita gente, sobretudo que está a trabalhar no estrangeiro, que não tinha hipótese de frequentar o curso em horário pós-laboral”, explica o diretor técnico da AFA, Carlos Miragaia, que sublinha que “a Associação tem o dever de ir ao encontro do que são as necessidades dos formandos”.

Para além desta novidade, os cursos contarão com “a consolidação de algumas matérias complementares, nomeadamente a comunicação em voz, o inglês técnico, a análise do jogo e o reforço da matéria relacionada com o treino dos guarda-redes”.

Carlos Miragaia vinca, igualmente, o cariz internacional que os cursos promovidos pela AFA continuam a ter, atraindo formandos de várias partes do planeta. “Eles deixaram de ser regionais, já são globais”, sublinha.

Os cursos de treinador de futebol promovidos pela AFA desenrolam-se nos pólos de Lourosa, Águeda, São João da Madeira, Aveiro e Luso. No futsal, têm lugar na Branca e no Luso. As versões em regime intensivo acontecem em junho, no futebol, e entre os meses de junho e julho, no futsal.

No final da sua formação, os formandos terão a devida certificação pela UEFA, que lhes permite o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem, bem como a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, que lhes confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.

Clique aqui para saber mais informações sobre os cursos de treinadores promovidos pela AFA e aceder aos formulários de inscrição.