Nas academias de formação do Lusitânia de Lourosa F. C, Fiães SC e Marfoot existe uma responsável pelo departamento de psicologia, a Dra. Susana Amorim.

O seu trabalho como Psicóloga nesse contexto é direcionado não só ao nível individual com o atleta, mas também na equipa e com os pais.

Na intervenção individual, o foco é potenciar competências essenciais para que o atleta se supere individualmente e consequentemente alcance os seus objetivos na prática desportiva. Algumas destas competências passam pela autoestima, autoconfiança, motivação, concentração, resiliência, saber lidar com a frustração e a gestão do stress psicossocial e das expectativas de sucesso.

Ao nível da intervenção em equipa, são aplicadas estratégias selecionadas em torno do sentido de união, entreajuda e agressividade. De forma a que os objetivos de sucesso de cada atleta se desfoquem da expectativa pessoal e se rodeiem à volta do sucesso coletivo da equipa como um todo.

Ao nível dos pais, o trabalho centra-se essencialmente na forma como as expetativas e o reforço comportamental podem influenciar o bem-estar geral do jovem atleta. Adicionalmente, são também promovidas várias ações de sensibilização ligadas à ética no desporto que são abertas a toda a comunidade das academias.

A intervenção da Dra. Susana assenta, essencialmente, na prática clínica, sendo esta a sua área de formação.

Os bons exemplos são para seguir e vamos continuar a partilhar alguns resultados das nossas visitas técnicas que visam a certificação dos diferentes clubes do distrito.