A nossa Associação esteve presente no primeiro Workshop da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de Walking Football, dinamizado na Cidade do Futebol no dia 11 de março.

O Walking Football será o nosso novo projeto desportivo e resulta do desafio lançado pela FPF a todas as Associações.

Trata-se de uma modalidade adaptada de futebol, a andar, pensada para pessoas a partir dos 50 anos e que tem o objetivo de incentivar a prática desportiva. Para além disso, pretende também promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa que são outras metas que permitem, igualmente, combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão e melhorar os índices de saúde.

Para este novo projeto, estamos a preparar o nosso primeiro encontro distrital em que mais detalhes serão anunciados brevemente.

Nos dias 1 e 2 de julho, a FPF já agendou a organização do primeiro grande encontro nacional de Walking Football que reunirá equipas de todas as associações e Sócios de Classe (Sindicato de Jogadores e associações de treinadores, árbitros, dirigentes, médicos, enfermeiros).

Resumo das Regras do Walking Football:

  • Os jogadores não podem correr, tendo de manter sempre um pé a tocar no solo.
  • Cada equipa é formada por cinco elementos, homens e mulheres, sem guarda-redes.
  • O campo tem as dimensões máximas de 20m x 40m e a duração do jogo é de 40 minutos, 20 cada parte.
  • Os jogadores não podem dar mais de três toques consecutivos na bola, a qual não pode subir acima de um metro. O golo só é válido se marcado dentro da área.