A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) festejou o seu centenário num jantar comemorativo que juntou no passado dia 28 de setembro, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, cerca de 300 convidados. “Todos, juntos, podemos não apenas manter o legado dos últimos 100 anos, mas também construir um futuro para a AFA ainda mais forte”, defendeu o presidente do organismo que tutela as provas de futebol, futsal, futebol de praia e Walking Football no distrito aveirense, José Neves Coelho.
A celebração do centenário da AFA contou, entre outros, com a presença dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portugal, Fernando Gomes e Pedro Proença, dos antigos presidentes da AFA, Elísio Carneiro, Álvaro Tomaz e Arménio Pinho, para além de Pedro Dias e Emídio Sousa, secretários de estado para o Desporto e o Ambiente, respetivamente, e de José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.
Estiveram ainda representadas as autarquias de São João da Madeira, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Vagos, bem como a maioria dos clubes que militam na AFA e as associações de futebol de Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Algarve, Horta, Leiria, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Setúbal e Viseu.
No seu discurso, José Neves Coelho vincou o “marco icónico” que a celebração do centenário da AFA significa. “A inscrição recorde, na época desportiva finda, de 19.589 atletas, cerca de 400 árbitros e a realização semanal de mais de 400 jogos” são “números completamente impensáveis e inimagináveis ao ano de 1924 e apenas alcançáveis hoje devido ao trabalho intrínseco de todos, mas especialmente dos nossos clubes associados”, sublinhou o presidente da associação aveirense.
José Neves Coelho elogiou o papel da FPF na implementação de “dinâmicas de acentuada relevância, que se refletiram diretamente no movimento associativo da nossa associação e dos nossos clubes associados, sob o ponto de vista financeiro e formativo”. Um trabalho que levou a um agradecimento público ao presidente da FPF, Fernando Gomes: “Estamos muito gratos por tudo quanto foi feito pela Associação de Futebol de Aveiro e pelos nossos clubes filiados. Muito obrigado”.
“Nestes 100 anos, a AFA tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento do desporto, não apenas pela promoção e desenvolvimento das nossas competições, mas também, e acima de tudo, por ajudar a formar mulheres e homens e inspirar inúmeras gerações de atletas ao longo de todos estes anos. Hoje, a AFA é uma associação de referência no panorama do desporto em Portugal e orgulha-se de prosseguir o caminho de desenvolvimento do futebol, do futsal e do Walking Football, onde não é descorada a vertente formativa de todos os nossos agentes desportivos”, completou.
Por sua vez, Fernando Gomes elogiou “uma associação que está sempre na linha da frente e que tem seguido o caminho da inovação, o que vai ao encontro do que a FPF sempre preconizou e realizou”, enquanto Pedro Dias salientou que a AFA é a associação que mais treinadores habilita em todo o país, considerando a formação “absolutamente fundamental para o desenvolvimento do desporto”.
O jantar comemorativo fechou um ano de celebração do centenário da AFA, que teve como pontos altos a organização do Torneio Lopes da Silva, em futebol, e da Gala do Centenário, entre outros.