Os quadros do setor da arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a temporada 2024/2025 contam com 60 representantes da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), entre árbitros e observadores, nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.
António Costa, presidente do Conselho de Arbitragem da AFA, faz um “balanço muito positivo” destes números. “No futebol, reforçámos o número de árbitros na Primeira Liga, com a subida do Miguel Martins e a manutenção de todos os outros, incluindo o Cláudio Pereira como internacional, destacando, naturalmente, a presença do Pedro Ribeiro na final da Conference League e no Euro 2024, bem como a subida à Segunda Liga do Flávio Jesus, que se classificou em primeiro lugar na categoria C3 Core”, começa por explicar o responsável.
“Na Liga 3, aumentámos o número de árbitros para três, com as subidas do Daniel Pinto e do Álvaro Santos. Apenas o Carlos Peito desceu ao distrital. Todos os árbitros indicados aos seminários da FPF, com uma exceção, garantiram a subida aos quadros da federação. No feminino, destaca-se a manutenção de todas as árbitras e o primeiro lugar alcançado pela Raquel Pinho no quadro de assistentes”, acrescenta António Costa.
No que toca ao futsal, “salienta-se a manutenção de todos os árbitros nos quadros federativos, a subida do João Castanheira a C2 e a subida, via seminário, do João Santos”, enquanto na vertente feminina há a realçar a “subida da Maria João Milheiro à primeira categoria e a subida à FPF da Catarina Pereira e da Juliana Valquaresma, via seminário”.
Por fim, no futebol de praia, “o Wilson Soares mantém o estatuto de internacional e o Duarte Valente ascendeu à segunda categoria, via seminário”, refere António Costa, que destaca igualmente “a manutenção de todos os observadores e a subida do Renato Oliveira”.
Para o dirigente, “estes resultados, especialmente os verificados nos seminários de acesso à FPF, demonstram o enorme trabalho dos árbitros e o aproveitamento dos meios que são postos ao seu dispor”, uma vez que “as exigências que lhes são colocadas só podem ser ultrapassadas com trabalho, dedicação e muito empenho”.
“A AFA e o Conselho de Arbitragem apenas podem ajudar na criação de condições, de treino, de aprendizagem e de acompanhamento técnico, que lhes permitam, com a sua vontade de crescer e procurar o contínuo melhoramento do seu desempenho, alcançar os seus objetivos”, conclui António Costa.
Árbitros da AFA que constam dos quadros da FPF para a época 2024/2025:
- Futebol
C1: Claúdio Pereira (Internacional);
AAC1: Pedro Ribeiro (Internacional), José Carlos Martins, João Bessa Silva e Miguel Martins;
C2: Flávio Jesus;
AAC2: Alexandre Ferreira e Daniel Santos;
C3: Álvaro Santos, Daniel Pinto e João Pinho;
C4: André Marques, Marcelo Silva, Marco Pereira, Rui Moreira e Xavier Gomes;
C4 Core: Cristiano Correia, Fábio Silva e Ricardo Correia;
C4 Base: Miguel Silva;
CF1: Cátia Duarte e Sandra Bastos (Internacional);
CF2: Catarina Amorim;
CF3: Carla Pinhão;
AACF: Beatriz Silva, Cristiana Costa, Natacha Oliveira e Raquel Pinho;
Observadores competições profissionais: Agostinho Silva e Armando Ferreira;
Observadores Liga 3: António Rodrigues, Fernando Lopes e Nélson Silva;
Observadores competições não profissionais: Carlos Teles, Fábio Silva, Leonardo Marques e Renato Oliveira;
- Futsal
C1: Alexandre Costa, Eduardo Coelho (Internacional) e Wilson Soares;
C2: David Júnior, João Castanheira e João Andrade;
C3: Carlos Castanheira, Gonçalo Silva, Óscar Almeida, Pedro Santiago, Tiago Tavares e Vítor Costa;
C4: João Santos;
C4 Base: Francisco Morais;
CFF1: Andreia Santo e Maria João Milheiro;
CFF2: Ana Sofia Silva, Catarina Pereira e Juliana Valquaresma;
Observadores: Filipe Matos, José Neves e Valter Pinho;
- Futebol de Praia
C1: Wilson Soares (Internacional);
C2: Duarte Valente.