“É tudo no mesmo sítio e dá a possibilidade de estarmos com outros treinadores e podermos discutir todos os dias a evolução do futsal. Isso é muito interessante. Vai ser muito enriquecedor”. É desta forma que Pedro Cary, internacional português por 159 vezes, encara a participação no regime intensivo do curso de treinador de futsal UEFA B, promovido pela nossa Associação, que vai decorrer entre os dias 29 de junho e 13 de julho, no Luso.

O antigo jogador de Belenenses, Sporting e Leões de Porto Salvo, entre outros, integra, atualmente, os quadros técnicos das seleções jovens de Portugal e mostra-se “feliz por estar incluído na primeira turma que irá realizar este curso”, vendo nele “um desafio para todos”. “Não só para os formandos, mas também para os formadores, que terão de ter a capacidade de passar conhecimento e mais-valias para os formandos” ao longo dos 15 dias em que decorrerá o curso.

Pedro Cary vê vantagens no facto de a ação formativa se realizar numa altura em que, “por norma, não há competição”, permitindo aos treinadores interessados, “que na sua maioria também trabalham”, organizarem-se para poderem frequentá-la. “Para alguns, que estão no estrangeiro e que, por norma, estão cá entre julho e agosto, é a única forma de conseguirem frequentar o curso”, nota.

Os cursos de treinador possuem dupla certificação, concedida pela UEFA 'Coaching Convention' e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores.

No final da formação, os formandos terão a devida certificação pela UEFA, que lhes permite o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem, bem como a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, que lhes confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.

Clique aqui para saber mais informações sobre os cursos de treinador promovidos pela AFA e aceder aos formulários de inscrição.