Futebol a caminhar, sabia que existe? Se ficou curioso, o melhor é visitar a Aldeia do Futebol de Aveiro no dia 27 de maio, quando se vai realizar o primeiro encontro distrital de Walking Football. As inscrições podem ser efetuadas pelo email [email protected].

Esta modalidade, uma vertente adaptada do futebol, destina-se a pessoas com mais de 50 anos e tem como objetivo primordial promover uma vida mais ativa, através da prática desportiva e do convívio social.

Tal como o nome indica, as regras do Walking Football não permitem que os atletas corram e limita a três os toques consecutivos na bola, que não pode subir acima de um metro. Os golos só são válidos em lances finalizados dentro da área.

Cada equipa é formada por cinco jogadores, de todos os géneros e sem guarda-redes, sendo que os jogos têm a duração de 40 minutos, divididos por duas partes.

“Quem já praticou modalidades coletivas sabe que, através delas, se fazem grandes amizades. Essa é a grande mais-valia do projeto Walking Football, porque a população mais velha tende a isolar-se. Com esta modalidade criamos uma comunidade, somos inclusivos. É reconfortante ver a alegria desta gente espelhada no rosto de cada um, nos treinos ou nos encontros”, explicou o treinador César André Coelho numa reportagem publicada pela AFA TV em 2020.

Uma vida ativa, física e socialmente, constrói-se passo a passo, literalmente. Junte-se ao movimento e divirta-se com a bola no pé. Sem pressas, claro.