Com o objetivo de simplificar os procedimentos de acesso aos programas de formação dirigidos a treinadores, árbitros e agentes desportivos, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) desenvolveu a plataforma AFA2030, que é vista pelo nosso vice-presidente, Paulo Araújo, como “mais uma aposta arrojada” do organismo que tutela as competições de futebol, futsal, futebol de praia e Walking Football no distrito aveirense.

Quem aceder à página do AFA2030 poderá encontrar todas as informações inerentes à formação em áreas como a dos treinadores, que no caso da AFA “é já uma ferramenta de cariz internacional”, a dos árbitros e ainda outra reservada aos demais agentes desportivos. Nelas encontrará informações sobre o programa de cada um dos cursos, bem como os locais onde os mesmos são desenvolvidos.

“A criação da plataforma vem no seguimento daquilo que foi a implementação do AFA Escola, que fez parte do nosso plano de ação”, explica Paulo Araújo, sublinhando que a nova aplicação, desenvolvida pela AFA, é mais uma prova da “importância que a Associação quer dar à formação, porque não se pode pensar só no crescimento quantitativo, mas também no qualitativo”.

O nosso diretor sublinha que “a plataforma tem como objetivo principal simplificar procedimentos de acesso e, ao mesmo tempo, ser transversal a todo o universo desportivo em torno da Associação e do futebol regional”.

O plano estratégico da AFA até 2030 assenta em três pilares. “O primeiro é o segmento competitivo formal e não formal, isto é, o crescimento das competições e o desenvolvimento dos talentos. O segundo é o segmento de recreação e lazer informal. O terceiro, aquele que a plataforma pretende reforçar, é o segmento da formação e da investigação, nomeadamente no que diz respeito ao crescimento quantitativo e qualitativo dos nossos atletas, treinadores, dirigentes e árbitros”, pormenoriza.

“É mais uma aposta arrojada da AFA, que tem a ver com as dinâmicas que estão instituídas e com o que queremos para a Associação”, conclui Paulo Araújo, reforçando a ideia de que, “hoje, há uma aposta fundamental em todos os que querem iniciar as suas atividades desportivas, bem como naqueles que querem melhorar os seus conhecimentos”