A Associação de Futebol de Aveiro registou novamente um crescimento no número de candidaturas ao processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF, referentes à atual temporada 2025/26.

O total de candidaturas subiu de 109 para 118, o que se traduz num crescimento de 8,26% face à época anterior. Um resultado que supera a média nacional, que também bateu recordes, registando uma subida de 6,1%, com 1550 candidaturas apresentadas em todo o país.

No futebol, o número de candidaturas passou de 79 para 86, com o futebol masculino a crescer de 71 para 75 clubes e o feminino de 8 para 11.
Já no futsal, também se registou um aumento, de 30 para 32 candidaturas, resultado da subida no futsal masculino de 26 para 29 e de uma ligeira descida no feminino de 4 para 3, uma vez que o clube deixou de ter a modalidade.

Este crescimento reflete o empenho dos clubes aveirenses em qualificar as suas estruturas e alinhar-se com as exigências do processo de certificação, que tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta essencial na valorização e desenvolvimento da formação desportiva.

A AFA congratula todos os clubes que se envolveram neste processo tanto a nível distrital como nacional. Este resultado é sinal de que o investimento na formação continua a ser uma prioridade partilhada por todo o futebol português, reforçando o papel fundamental das entidades formadoras na consolidação de um modelo de formação cada vez mais estruturado e exigente.