Terminaram esta quarta-feira os trabalhos de preparação da seleção da AF de Aveiro com vista ao Torneio Lopes da Silva, que a partir deste sábado junta as 22 associações regionais de sub/14 do país, entre os distritos de Beja e Évora. Pela primeira vez na história da competição são 20 os escolhidos, numa edição que também estreia um modelo competitivo, ao ser disputado em duas fases, uma de grupos e outra para apurar todos os lugares da classificação.

A seleção aveirense é uma das seis cabeças de série, a par de Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Coimbra, sendo a quarta do rankig estabelecido com base nas classificações das últimas cinco edições do torneio. Nessa qualidade, encabeça um grupo que integra as congéneres de Beja e Vila Real, num de dois com três equipas, enquanto os demais integram quatro.

A estreia é dia 19, diante de Vila Real, enquanto no dia 20 o conjunto aveirense defrontará Beja. No dia seguinte, haverá um jogo não classificativo frente a Setúbal, a outra equipa que encabeça um grupo de três, sendo que servirá, apenas, para manter os dois selecionados em atividade. O resto da competição depende da classificação do grupo.

Os trabalhos de preparação começaram já na primavera passada, com a observação dos então atletas de sub/13, tendo passado pelas iniciativas da AFA cerca de 200 jogadores. Já no início da época em curso arrancaram os trabalhos dos, agora, sub/14, sendo que pela Aldeia do Futebol da AFA terão passado à volta de 120 atletas.

De resto, a edição deste ano do Lopes da Silva marca a estreia da Aldeia do Futebol na preparação do torneio, já que ali foram concentrados os trabalhos, sejam os treinos, sejam os jogos de preparação, que envolveram diversos clubes do distrito, que, mais uma vez, colaboraram com a AFA.

As escolhas deste ano envolvem o número assinalável de 10 clubes, o que demonstra bem o trabalho que vem sendo desenvolvido em Aveiro, nas primeira e segunda divisões, como atesta a presença de atletas de clubes que competiram exclusivamente no segundo escalão.

Na hora de referir a lista de selecionados, merece uma especial referência o atleta Lucas Rosa, do CD Estarreja, que, tendo trabalhado desde a primeira hora e conseguido espaço na lista final, foi traído por uma lesão, da qual não recuperaria a tempo de participar no torneio, pelo que teve de ser substituído. O Lucas fará, certamente, parte do grupo aveirense.

Eis a lista de convocados:

FC Cortegaça: André Cardoso e David Figueiredo;

GD Gafanha: João Mesquita;

AD Sanjoanense: André Lestre;

AD Taboeira: João Rodrigues, David Silva, Afonso Semedo e David Amaro;

UD Oliveirense: Nuno Leandro e João Silva;

UD Fermedo: Dinis Paiva;

CD Feirense: João Quintino, Gustavo Baptista, João Aragão, Guilherme Vieira e Tomás Oliveira;

FC Cesarense: Tomás Santos e Gabriel Martins;

SC Beira Mar: Francisco Brites;

AA Avanca: Francisco Resende.