Formação Continua de Treinadores

 

A necessidade de formação continua para revalidação do Titulo Profissional de Treinador de Desporto, encontra-se devidamente definida na legislação em vigor que se deixa abaixo:

 

- Lei 40/2012 de 28 de agosto (Estabelece o Regime de acesso à atividade de treinador de desporto em Portugal)

Lei 106/2019 de 06 de setembro (1º alteração à Lei 40/2012 de 28 de agosto)

- Portaria 141/2020 de 16 de junho (procede à definição dos aspetos relativos às ações de formação contínua obrigatória para a revalidação do TPTD)

 

Para a revalidação do Diploma UEFA, obtido por todos os treinadores que realizaram a sua formação inicial (cursos) sob a alçada da FPF, naquela instituição, nas Associações Distritais ou na ANTF, deverão ser frequentadas 15h de formação continua UEFA a cada 3 anos (5h/ano).

A formação UEFA apenas pode ser realizada nas instituições indicadas no parágrafo acima.

A revalidação do Diploma UEFA é igualmente necessária para os treinadores que obtiveram o mesmo através de equivalências, nos termos acima indicados.

Assim, as formações continuas, realizadas pela AF Aveiro atribuem uma dupla certificação: – Certificação UEFA e Certificação IPDJ/renovação TPTD.

Lembramos ainda que o acesso aos cursos UEFA B (grau II) e posteriores, apenas pode ocorrer quando o candidato tenha obtido as horas de formação continua UEFA acima indicadas.

 

Lembramos ainda que as horas de formação continua em excesso não transitam para período de revalidação subsequente.

 

AÇÕES AGENDADAS A REALIZAR PELA AF AVEIRO:

III Congresso Internacional de Futebol e Futsal AFA2024 - https://afa2024.pt/

24 e 25 de junho de 2022 - 10h / 2 UC  

Inscrições: 

FUTEBOL: https://forms.gle/9KgUmMRtGmDQanfCA

FUTSAL: https://forms.gle/pLP2YitC6TLvdcPX9

Consulte às restantes ações previstas a nível nacional na sua área pessoal do https://prodesporto.idesporto.pt/

Nota: - Das formações descritas no ficheiro do IPDJ que acima pode consultar, apenas as que possuem como entidade formadora a Federação Portuguesa de Futebol conferem simultâneamente certificação UEFA e IPDJ. Todas as restantes apenas conferem certificação IPDJ - unidades de crédito para revalidação do Titulo Profissional de Treinador de Desporto.